Ad imageAd image

Pnd 2025: reaplicação da prova acontece neste domingo

Dinael Monteiro
Divulgação: Este site pode conter links de afiliados, o que significa que posso ganhar uma comissão se você clicar no link e efetuar uma compra. Recomendo apenas produtos ou serviços que uso pessoalmente e acredito que agregarão valor aos meus leitores. Agradecemos seu apoio!
Agência Brasil

A reaplicação da Prova Nacional Docente (PND) 2025, edição de estreia do exame, está confirmada para este domingo (30). Candidatos autorizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) devem verificar seus novos locais de prova no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no Sistema PND, acessível via plataforma Gov.br.

O Cartão de Confirmação de Inscrição contém informações essenciais como número de inscrição, data, horário da aplicação e detalhes sobre atendimento especializado ou tratamento por nome social, se aplicável. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão para facilitar a identificação e conferência das orientações no dia da prova.

A reaplicação é destinada aos inscritos em nove locais onde a aplicação original, parte do chamado CNU dos Professores em 26 de outubro, foi invalidada devido a irregularidades que comprometeram a segurança e integridade do exame. Entre os problemas identificados estão a superlotação de salas e condições inadequadas de aplicação.

Os participantes registrados nos seguintes locais estão automaticamente incluídos na reaplicação: IEMA Pleno Rio Anil (São Luís, MA); Escola Estadual Professor Guilherme Hallais França (Vespasiano, MG); ECI E.F.M Maria de Lourdes Araújo (Santa Rita, PB); EE Brigadeiro Gavião Peixoto, EMEF Antônia e Artur Begbil, EE Deputado Geraldino dos Santos (São Paulo, SP); EE Dr. Celso Gama (Santo André, SP); UNAERP Guarujá (Guarujá, SP); e EE Pastor João Nunes (Guarulhos, SP).

- Anúncio -
Ad image

Também farão a prova os candidatos que não puderam participar na data original devido a problemas logísticos. No entanto, concluintes de cursos de licenciatura e participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas que fizeram a PND como avaliação teórica do exame, e que estavam nas localidades com problemas, estão dispensados desta reaplicação.

Candidatos que não realizaram a prova teórica em 26 de outubro ou alegaram indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação não terão uma segunda oportunidade.

No domingo, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13 horas (horário de Brasília). O acesso à sala de prova exigirá um documento de identificação válido com foto. A reaplicação terá duração de 5 horas e 30 minutos, começando às 13h30 e terminando às 19h.

O conteúdo do exame segue a mesma matriz da avaliação teórica do Enade das Licenciaturas, focando em cursos de formação docente desde 2024. O exame é composto por uma parte de formação geral (30 questões objetivas e uma discursiva) e um componente específico com 50 questões de múltipla escolha, voltadas ao conteúdo e habilidades de cada uma das 17 áreas da licenciatura.

Os resultados individuais serão disponibilizados no Sistema PND em dezembro, por meio do Boletim de Desempenho. Para os candidatos aprovados para a reaplicação, valerá apenas o resultado obtido no domingo. Aqueles que estavam em salas onde a PND foi invalidada terão seus resultados originais invalidados.

A Prova Nacional Docente, criada pelo Ministério da Educação (MEC), avalia o conhecimento e a formação dos futuros professores de licenciatura, auxiliando estados e municípios na seleção de professores para suas redes de ensino. O MEC visa estimular concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos no magistério público através da PND, uma prova anual parte do programa Mais Professores para o Brasil.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhar este arquivo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *