Ad imageAd image

Palestra em macapá alerta sobre ists e saúde reprodutiva no dezembro vermelho

Dinael Monteiro
Divulgação: Este site pode conter links de afiliados, o que significa que posso ganhar uma comissão se você clicar no link e efetuar uma compra. Recomendo apenas produtos ou serviços que uso pessoalmente e acredito que agregarão valor aos meus leitores. Agradecemos seu apoio!
Aline Aparecida dos Santos da Silva

Uma palestra sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) marcou o início das atividades do Dezembro Vermelho em Macapá. O evento, realizado no Ambulatório da Mulher, no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, teve como público-alvo o grupo “Gestar e Amar” e profissionais de saúde da unidade.

O objetivo central da iniciativa é reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das ISTs, além de fornecer orientações sobre a saúde sexual e reprodutiva. A programação faz parte de um conjunto de ações educativas promovidas pela administração municipal, visando ampliar o acesso à informação e fortalecer a rede de atenção à saúde.

Durante o encontro, enfermeiras, fisioterapeutas e assistentes sociais conduziram momentos educativos, oferecendo orientações sobre cuidados gerais, direitos e serviços disponíveis. As gestantes atendidas no ambulatório recebem um calendário de atividades e são incentivadas a participar ativamente.

O trabalho também abrange as gestantes de alto risco que integram o grupo Gestar e Amar, um projeto da rede socioassistencial da unidade que promove atividades integradas focadas no bem-estar e no fortalecimento do vínculo entre as pacientes e a equipe médica.

- Anúncio -
Ad image

O médico infectologista Gilberto Tavares, especialista em controle de infecções, conduziu a palestra principal, ressaltando a importância da campanha Dezembro Vermelho e fornecendo orientações cruciais sobre o tema.

“Estamos aqui para explicar o que é o Dezembro Vermelho e desmistificar alguns mitos. Destacamos como nossas unidades de saúde atuam na prevenção e no cuidado constante, orientando, acolhendo e esclarecendo dúvidas”, afirmou Tavares.

Daniele Nery Castro, de 25 anos, participante do grupo Gestar e Amar, enfatizou a importância do tema e como os encontros ajudam a esclarecer dúvidas. “É muito importante participar dessas palestras, especialmente sobre um assunto com tantos tabus. Recebemos apoio completo e orientações que podemos compartilhar com familiares e amigos, ampliando o acesso à informação e incentivando o cuidado preventivo”, concluiu.

O Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes mantém um planejamento anual que inclui ações educativas e palestras sobre temas variados na primeira quarta-feira de cada mês. As programações se estendem ao longo do mês, com uma equipe multiprofissional promovendo encontros, rodas de conversa, orientações individuais e reuniões específicas com gestantes.

Fonte: agencia.macapa.ap.gov.br

Compartilhar este arquivo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *