A Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho do Amor, localizada no bairro Perpétuo Socorro, em Macapá, foi palco de uma inspiradora ação de incentivo à leitura nesta sexta-feira (21). As escritoras Jaciara Martins e Adriana Idalino visitaram a escola para compartilhar histórias e encantar os alunos com a magia da literatura.
A sessão de contação de histórias teve como destaque a obra “O Menino que foi ao Vento Norte”, da autora Bia Bedran. As escritoras utilizaram música, narrativa envolvente e muita imaginação para cativar a atenção das crianças, proporcionando um momento lúdico e educativo.
A iniciativa faz parte da Feira de Mulheres Escritoras do Amapá (FEMEA), um projeto que visa promover ações culturais voltadas ao incentivo à leitura nas escolas públicas do município. A programação teve início na terça-feira (18), na Escola Municipal Esforço Popular, onde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participaram da abertura das atividades. Na quarta-feira (19), a ação seguiu para o Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe, levando alegria e aprendizado para as turmas.
A professora Alceni Almeida, do 1º período da EMEI Cantinho do Amor, ressaltou a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento infantil. “Sabemos que aspectos cognitivos são despertados por meio da contação de histórias, e por isso reforçamos a importância não só da escola, mas também da família em proporcionar momentos como este às crianças”, afirmou a educadora.
Para a escritora Jaciara Martins, a experiência de interagir com as crianças é sempre enriquecedora. “É surpreendente a reação dos pequenos às brincadeiras e histórias. Eles aprendem com a gente, e nós aprendemos com eles. É uma troca em que todos ganham”, declarou.
As apresentações da FEMEA são conduzidas pelas escritoras Rute Xavier, Lu de Oliveira, Jacy Martins e Adriana Idalino, que levam literatura, sensibilidade e protagonismo feminino para as escolas de Macapá.
A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O projeto é financiado pelo Edital PNAB 001/2024 – Feiras e Festivais, com recursos do Governo Federal e do Ministério da Cultura.
Fonte: agencia.macapa.ap.gov.br


