O mesatenista carioca <b>Hugo Calderano</b>, número 3 do mundo, reafirmou seu favoritismo ao conquistar neste domingo (1º) o título da Copa América de Tênis de Mesa, realizada em São Francisco, na Califórnia (Estados Unidos). Além de erguer seu primeiro troféu na temporada, o atleta assegurou sua presença na prestigiada Copa do Mundo em Macau, China, competição da qual foi campeão no ano passado. Calderano exibiu uma performance impecável, mantendo-se invicto ao longo de toda a competição continental.
O Caminho Impecável ao Título Masculino
A jornada de Calderano rumo ao título culminou em uma emocionante final contra o anfitrião Kanak Jha, o 21º no ranking mundial. Em uma partida disputada, o brasileiro superou o adversário por 4 sets a 1, com parciais de 11/8, 6/11, 12/10, 11/9 e 11/9. Após a vitória, Calderano expressou sua satisfação: “Foi uma boa partida. Kanak teve um ótimo ano no ano passado, é um dos melhores jogadores do mundo. Eu sabia que seria um jogo difícil, ainda mais jogando em casa, onde ele conhece o local melhor do que eu. Estou feliz por conquistar esse título, vencer a Copa Pan-Americana e ir para casa com o troféu.”
Mais cedo no domingo, o carioca demonstrou sua superioridade na semifinal, batendo o argentino Horacio Cifuentes (79º do ranking) sem maiores dificuldades, por um convincente placar de 4 sets a 0, com parciais de 11/5, 11/6, 11/8 e 11/4.
Classificação para o Mundial de Macau e Retorno Triunfal
A vitória na Copa América não apenas adiciona um importante título ao currículo de Calderano, mas também carimba seu passaporte para a Copa do Mundo em Macau, que acontecerá entre 30 de março e 5 de abril. Para o atleta, este retorno ao palco de um de seus maiores triunfos carrega um significado especial, visto que ele já levantou o troféu de campeão mundial na mesma cidade no ano passado. Sua vaga está garantida por direito ao título continental.
Destaques e Desempenho Feminino Brasileiro
No torneio feminino, o Brasil também teve motivos para celebrar. A paulista <b>Bruna Takahashi</b>, 20ª colocada no ranking mundial, alcançou as semifinais da Copa América. Apesar de ser superada pela dona da casa Amy Wang (39ª) por 4 sets a 1 (13/11, 11/3, 3/11, 15/13 e 12/10), sua performance foi suficiente para garantir uma vaga na Copa do Mundo de Macau, confirmando a força do tênis de mesa feminino brasileiro.
Outras representantes brasileiras também participaram da competição. Giulia Takahashi, irmã mais nova de Bruna, despediu-se nas quartas de final, sendo derrotada pela canadense Mo Zhang por 4 sets a 0. Karina Shiray teve sua jornada interrompida nas oitavas de final, também por Amy Wang, em uma derrota por 4 sets a 0.
Participação Brasileira no Masculino e Perspectivas Futuras
No chaveamento masculino, além da campanha vitoriosa de Calderano, o paulista Guilherme Teodoro também esteve em ação. Sua participação foi encerrada nas oitavas de final, após um revés por 4 sets a 1 contra o mesmo anfitrião Kanak Jha, vice-campeão do torneio.
Com os resultados da Copa América, o tênis de mesa brasileiro olha agora para o Mundial de Macau com grandes expectativas, tendo dois de seus principais atletas, Hugo Calderano e Bruna Takahashi, já confirmados para representar o país em um dos mais importantes palcos do esporte mundial.
A conquista de Calderano e a classificação de Takahashi solidificam a posição do Brasil no cenário internacional do tênis de mesa, prometendo fortes emoções e a busca por mais medalhas na Copa do Mundo.


