Ad imageAd image

Brasil inicia jornada nas eliminatórias da copa do mundo de basquete

Dinael Monteiro
Divulgação: Este site pode conter links de afiliados, o que significa que posso ganhar uma comissão se você clicar no link e efetuar uma compra. Recomendo apenas produtos ou serviços que uso pessoalmente e acredito que agregarão valor aos meus leitores. Agradecemos seu apoio!
© FIBA Americas/Divulgação

A seleção brasileira de basquete, atual campeã da AmeriCup, dá o pontapé inicial nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2027, que será sediada no Catar. A estreia está marcada para esta quinta-feira (27), contra o Chile, em Valdívia, às 20h (horário de Brasília). O Brasil busca uma das sete vagas destinadas às seleções das Américas.

A partida de volta contra os chilenos será realizada no domingo (30), em São Paulo, com início previsto para as 19h10.

O sistema de Eliminatórias conta com a participação de 16 equipes, distribuídas em quatro grupos. O Brasil integra o Grupo C, ao lado de Chile, Colômbia e Venezuela. Na primeira fase, todas as equipes se enfrentam em sistema de turno e returno. As próximas rodadas estão agendadas para fevereiro/março e julho. Os três melhores colocados de cada grupo garantem vaga na segunda fase, levando consigo os pontos conquistados na fase inicial.

Na segunda fase, as 12 equipes classificadas serão divididas em dois grupos, onde novamente se enfrentarão em jogos de ida e volta. As três primeiras colocadas de cada grupo, juntamente com a quarta melhor colocada geral, asseguram a participação na Copa do Mundo. Além das Américas, as Eliminatórias também ocorrem na Ásia e Oceania (sete vagas), África (cinco) e Europa (12).

- Anúncio -
Ad image

Sete jogadores que conquistaram o título da AmeriCup em setembro foram convocados para esta etapa: Alexey, Caio Pacheco, Georginho, Gui Deodato, Lucas Dias, Nathan Mariano e Léo Meindl. Reynan dos Santos, que também havia sido convocado, foi cortado devido a uma lesão muscular, sendo substituído pelo ala-armador Daniel Von Haydin.

A lista de convocados também inclui jovens talentos como Pedro Pastre (18 anos), campeão do Globl Jam e Solidarity Cup; Mathias Vasquez (17 anos); Wini Braga (20 anos), destaque do Minas; Brunão (23 anos), campeão dos Jogos Mundiais Universitários (JMY) e do Global Jam; e Zu Júnior (22 anos), também campeão do JMU.

Jogadores experientes como Yago e Márcio, que atuam na Euroliga, e Gui Santos, que compete na NBA, não participarão da primeira fase devido a compromissos com seus clubes. O técnico Petrovic optou por poupar Benite, Tim Soares e Didi, visando evitar o desgaste de longas viagens. Bruno Caboclo está em recuperação de uma cirurgia na coluna.

Confira os jogos do Brasil na primeira fase das Eliminatórias:

27/11/2025 – Chile x Brasil
30/11/2025 – Brasil x Chile
27/02/2026 – Brasil x Venezuela
02/03/2026 – Brasil x Colômbia
02/07/2026 – Venezuela x Brasil
05/07/2026 – Colômbia x Brasil

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhar este arquivo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *