A primeira divisão do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol, a Série A1, iniciou sua temporada com emoção e a imediata influência de novas contratações. O Red Bull Bragantino, um dos clubes em ascensão na modalidade, garantiu uma vitória convincente por 2 a 0 sobre a bicampeã nacional Ferroviária neste domingo, dia 15, em Atibaia (SP), evidenciando o acerto de seu planejamento para o ano.
O Impacto Imediato dos Reforços no Massa Bruta
O triunfo do Red Bull Bragantino foi construído pelos pés de suas recém-chegadas atletas, que rapidamente mostraram a que vieram. Aos 20 minutos do primeiro tempo, em uma jogada bem elaborada, a ex-flamenguista Duda Rodrigues cruzou pela esquerda, a bola encontrou Lurdinha (ex-Fluminense), que disputou com a goleira Amanda Coimbra. O lance resultou na sobra para a atacante Miriã, vinda do Cruzeiro, que não hesitou em balançar as redes, abrindo o placar. Na etapa complementar, aos 12 minutos, a meia Rafa Mineira, que antes defendia as cores do Internacional, ampliou com um belíssimo chute da entrada da área, acertando o ângulo e sem dar chances de defesa. Apesar da busca incessante pela reação, as Guerreiras Grenás da Ferroviária não conseguiram reverter o placar no Centro de Performance & Desenvolvimento (CPD) do clube.
Panorama da Rodada de Abertura do Campeonato
Além da partida em Atibaia, outros sete confrontos já movimentaram a rodada inaugural do Brasileirão Feminino A1, destacando a competitividade e os primeiros passos das equipes na temporada. Na última quinta-feira, o Flamengo superou o Mixto por 1 a 0 no Dutrinha, em Cuiabá, jogo que contou com transmissão da TV Brasil, emissora que também exibiu a goleada de 4 a 0 do Palmeiras sobre o América-MG na sexta-feira, em Barueri. O sábado foi palco de mais duas disputas: o atual vice-campeão Cruzeiro visitou o Bahia em Salvador e venceu por 2 a 0, com dois gols da artilheira Byanca Brasil no Estádio de Pituaçu. No Rio de Janeiro, o Botafogo, que retorna à elite, fez valer o mando de campo e derrotou o Juventude por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos, com gols de pênalti de Ana Caroline e de Fernanda Tipa para as Gloriosas, enquanto Martha Figueiredo descontou para as Gurias Jaconeras.
Encerrando a Primeira Jornada com Confrontos Promissores
A rodada de abertura do Campeonato Brasileiro Feminino se encerra nesta segunda-feira, prometendo mais dois embates de alto nível. O Santos, campeão da última Série A2, fará sua estreia em casa, na Vila Belmiro, recebendo o Grêmio às 19h (horário de Brasília). Mais tarde, às 20h30, o Internacional e o São Paulo se enfrentarão no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre (RS), em um duelo que promete ser um teste de força para ambas as equipes neste início de competição.
Com a conclusão da primeira rodada, o Brasileirão Feminino A1 já demonstra um alto nível de competitividade e a capacidade de novos talentos e reforços em definir resultados. A expectativa é que a temporada seja repleta de partidas emocionantes e reviravoltas, consolidando ainda mais o futebol feminino no cenário esportivo nacional.


