São Paulo se prepara para ser palco da primeira edição da Copa América de futebol de cegas, tanto na categoria feminina quanto na masculina. Os jogos femininos acontecerão entre os dias 3 e 9 de setembro de 2026. A confirmação da cidade como sede foi divulgada pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (Ibsa).
A seleção brasileira feminina participou, em outubro, de seu primeiro Campeonato Mundial da modalidade, realizado em Kochi, na Índia, alcançando o quarto lugar. A Argentina sagrou-se campeã, após vencer o Brasil na semifinal. As argentinas já haviam conquistado a primeira edição do torneio, disputada em Birmingham, Inglaterra, em 2023.
O futebol de cegos masculino é uma modalidade paralímpica desde os jogos de Atenas, em 2004. A seleção brasileira masculina, com cinco ouros paralímpicos, conquistou o bronze nos Jogos de Paris em 2024, sendo derrotada pela Argentina na semifinal. Em campeonatos mundiais, o Brasil também acumula cinco títulos, tendo ficado em terceiro lugar na edição de Birmingham, há dois anos.
A Copa América masculina também será realizada em São Paulo, começando no mesmo dia da competição feminina, mas se estendendo até o dia 14 de setembro. O Brasil detém o título de maior vencedor da Copa América masculina, com seis conquistas. Na edição mais recente, em 2019, sediada em Córdoba, na Argentina, a seleção anfitriã superou o Brasil na final, levando o título.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


