Macapá deu um passo importante na promoção da saúde e bem-estar feminino ao lançar o programa “Transformar Sorrisos” na última sexta-feira (28). A iniciativa, inédita na capital, visa oferecer atendimento odontológico completo para mulheres em situação de vulnerabilidade social ou que tenham vivenciado alguma forma de violência, com o objetivo de resgatar sua autoestima, dignidade e, consequentemente, sua autonomia financeira. O lançamento ocorreu no Centro de Especialidade Dr. Papaléo Paes, localizado na Zona Norte da cidade.
O programa é resultado de uma colaboração entre a Prefeitura de Macapá, por meio das secretarias de Saúde e da Mulher, o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSAÚDE) e a Associação Almifama. O investimento necessário para a execução do projeto foi garantido através de emenda parlamentar da deputada federal Silvia Waiãpi.
Cerca de 450 mulheres serão beneficiadas com uma gama de procedimentos odontológicos, incluindo restaurações, profilaxia (limpeza), raspagem, extrações, aplicação de facetas em resina, pinos de fibra, moldagem e instalação de próteses parciais ou totais.
O atendimento é realizado de forma presencial na Carreta Odontológica, situada em frente ao Centro de Especialidade Dr. Papaléo Paes, de segunda a sábado, das 8h às 17h. As consultas são previamente agendadas, garantindo um serviço especializado e acompanhamento individualizado, conforme a avaliação de cada paciente.
Para as pacientes que necessitarem de continuidade no tratamento, o IBSaúde fará o encaminhamento para a Coordenação de Saúde Bucal do município, que dará prosseguimento aos procedimentos oferecidos pela rede municipal de saúde.
Segundo o prefeito Dr. Furlan, o programa representa um compromisso da gestão em garantir que essas mulheres possam retomar a qualidade de vida, fortalecer sua autonomia e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho. Ele ressalta que a iniciativa vai além do simples atendimento odontológico, sendo uma ação de cuidado, dignidade e transformação.
A secretária municipal de saúde, Dra. Erica, destacou o avanço da saúde bucal na cidade, que saltou de 45 para 79 equipes. Ela mencionou também a existência do Centro de Especialidades Odontológicas, do consultório na clínica escola Coração Azul para atendimento infantil e do serviço de urgência e emergência odontológica. Dra. Erica enfatizou que o “Transformar Sorrisos” tem como objetivo reconstruir vidas, proporcionando novas oportunidades para as mulheres que desejam ingressar no mercado de trabalho ou simplesmente voltar a sorrir.
A deputada federal Silvia Waiãpi, responsável pela emenda parlamentar que viabilizou o programa, ressaltou a importância da iniciativa para a reconstrução da autoestima das participantes. Em suas palavras, o projeto devolve não apenas o sorriso, mas uma nova identidade a essas mulheres, permitindo que elas se cuidem, retomem a confiança e tenham novas oportunidades para reconstruir suas vidas.
Fonte: agencia.macapa.ap.gov.br


