Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Macapá estão participando das chamadas Avaliações de Saída, que ocorreram entre os dias 1º e 5 de dezembro. Aproximadamente 32 mil estudantes de 70 escolas municipais foram submetidos aos testes, aplicados nos turnos da manhã e da tarde.
As provas são parte do processo de classificação para o Prêmio Educa Macapá de Alfabetização, uma iniciativa anual que reconhece e valoriza os professores da rede municipal que se destacam no processo de alfabetização. O prêmio foi criado em 2023 e concede troféus e recompensas financeiras aos educadores que contribuem de forma significativa para o avanço da alfabetização no município, conforme a Lei nº 2.730/2023.
Na Escola Municipal Antônio Barbosa, estudantes do 2º ano realizaram as avaliações. Alunas como Manuelly Eloá Borges e Ana Vitória Marinho, ambas com 8 anos, demonstraram confiança ao saírem da sala após a prova. Ana Vitória afirmou ter se preparado em casa e realizado simulados na escola, expressando otimismo em relação ao seu desempenho. Manuelly complementou dizendo estar confiante em acertar todas as questões, destacando o apoio da professora nos estudos.
As avaliações abrangem questões de Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de mensurar o nível de aprendizado e o desenvolvimento dos alunos ao final do ano letivo. O secretário municipal de Educação, Marcos Pantoja, ressaltou a importância do processo de avaliação, não apenas para identificar a eficácia das estratégias de aprendizagem adotadas pelas escolas, mas também como um dos critérios de classificação para o Prêmio Educa Macapá de Alfabetização.
A professora Elke Iêda dos Passos, que leciona no 2º ano, também avaliou positivamente o esforço dos alunos. Segundo ela, a dedicação e o comprometimento dos professores e alunos se refletiram na postura confiante e segura dos estudantes durante a realização da prova.
Fonte: agencia.macapa.ap.gov.br


