O desfile cívico-militar do 7 de Setembro, promovido pelo Governo do Amapá no Sambódromo de Macapá, contará com um esquema especial de saúde a partir das 7h30 deste domingo (7). A expectativa é receber cerca de 5 mil pessoas na celebração da Independência do Brasil.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) instalou um ponto de atendimento no auditório do Sambódromo, localizado sob as arquibancadas, onde uma equipe formada por médico, enfermeiro e farmacêutico ficará de prontidão até o fim da programação.
“Montamos um ponto estratégico para garantir suporte imediato ao público e aos participantes, desde os casos leves até situações que exijam encaminhamento de urgência”, explicou Diego Gama, coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas de Saúde.
Atendimento e retaguarda hospitalar
Nos desfiles, os casos mais comuns são desidratação, pressão alta e náuseas em razão do calor. Mesmo assim, o esquema também prevê suporte a situações graves. Ambulâncias do Samu darão assistência pré-hospitalar e integrarão os pelotões durante a passagem das tropas.
Na retaguarda, a UPA Zona Sul e o Hospital de Emergência de Macapá receberam reforços para atender possíveis ocorrências.
Desfile cívico-militar
O evento terá a participação de 1,5 mil agentes das forças de segurança, além de tropas do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e GTA.
De acordo com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), mais de 5 mil pessoas são esperadas para prestigiar a cerimônia, que busca valorizar a história, a cultura e o sentimento de patriotismo no Amapá e no Brasil.