A Prefeitura de Macapá está promovendo um ciclo de palestras voltado para a capacitação de profissionais da Guarda Civil Municipal e outros servidores municipais no atendimento a mulheres em situação de violência. O evento, que teve início no dia 1º de dezembro e se estenderá até o dia 3, aborda temas como violência doméstica, familiar, de gênero e política, além de apresentar a rede de atendimento disponível às mulheres.
Realizada no auditório da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), a programação, que acontece das 8h às 13h, tem como objetivo fortalecer a atuação da rede de proteção às mulheres e ampliar as estratégias de enfrentamento às diversas formas de violência. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e a Secretaria Municipal da Mulher (Semmu).
O foco principal é ampliar o conhecimento dos servidores e fortalecer a articulação da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, com o objetivo de aprimorar a atuação da Patrulha Maria da Penha Municipal. Os participantes terão acesso a informações sobre aspectos legais, fluxos de atendimento e acolhimento, além de discutir os diferentes tipos de violência, prevenção, identificação de riscos, escuta qualificada, medidas protetivas e o papel do poder público no apoio às vítimas.
A programação inclui palestras com especialistas, debates e momentos de troca de experiências entre os participantes, promovendo a capacitação contínua dos profissionais que atuam diretamente nas políticas de proteção. O objetivo é garantir um atendimento mais eficiente, humanizado e sensível às múltiplas formas de violência que afetam mulheres.
Erica Gama, Subcomandante da Guarda Civil Municipal, ressaltou a importância da capacitação para o trabalho que será desenvolvido na Patrulha Maria da Penha Municipal. “Nosso compromisso é intensificar a atenção, proteção e cuidado, juntamente com o TJAP”, explicou.
Washington Brandao, Psicólogo da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid/TJAP), enfatizou que o evento busca alinhar conceitos voltados para a legislação e para a rede de assistência à mulher, além de fortalecer a compreensão dos quadros municipais que vão atuar nessa área.
Ao promover o debate e o aperfeiçoamento das práticas institucionais, a iniciativa reforça o compromisso do município com a construção de uma rede forte, integrada e preparada para acolher, orientar e proteger mulheres em situação de vulnerabilidade.
Fonte: agencia.macapa.ap.gov.br


