A Prefeitura de Macapá entregou, nesta sexta-feira (15), a nova base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Zona Sul, além de duas ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), reforçando o atendimento de urgência e emergência no município.
O coordenador de enfermagem do Samu municipal, Benjamim Gadelha, destacou a importância da expansão do serviço.
“Essa reestruturação no serviço é de suma importância para cada profissional de saúde. Em maio deste ano, recebemos uma nova base na Zona Norte, e hoje estamos recebendo a nossa segunda casa aqui na Zona Sul”, afirmou.
A nova unidade foi planejada para oferecer melhores condições de trabalho e acolhimento aos profissionais, contando com hall de entrada, recepção, sala de estar, copa, sala de treinamento, setor administrativo, almoxarifado, farmácia, área de serviço, dormitórios feminino e masculino com banheiros privativos, pátio interno, quatro vagas exclusivas para ambulâncias, estacionamento coberto, área de lavagem e higienização de veículos e guarita.
Com a entrega das ambulâncias, a frota do Samu passa a ter ainda mais capacidade de resposta. Desde 2022, o serviço já registrou mais de 26 mil ocorrências em Macapá, atuando de forma essencial na assistência em situações de urgência.
A secretária municipal de Saúde, Dra. Erica Aymoré, destacou o impacto da entrega.
“Está sendo entregue hoje aos nossos profissionais de saúde uma unidade que garante dignidade, melhores condições de trabalho e mais qualidade no atendimento à população”, disse.
De acordo com o prefeito Dr. Furlan, a inauguração integra o pacote de investimentos em saúde que já resultou na entrega de 32 unidades de saúde em diferentes regiões da capital.
“Estamos investindo na saúde pública em cada canto da nossa cidade. São novas bases de emergência, UBS e postos de saúde estruturados para oferecer mais qualidade, conforto e agilidade no atendimento. Cada entrega representa mais vidas salvas e mais dignidade para quem precisa dos serviços de saúde”, afirmou.
A base descentralizada da Zona Sul segue as recomendações do Ministério da Saúde, garantindo infraestrutura moderna e ambientes preparados para um atendimento humanizado, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) em Macapá.